setembro 22, 2017

Diagnóstico

Diagnóstico Econômico de Foz do Iguaçu 2016

Nós, que escolhemos Foz do Iguaçu para viver com nossas famílias, vemos com preocupação a situação econômica atual da cidade, onde há poucas perspectivas de futuro, raras oportunidades de emprego e  uma frágil situação fiscal. A prefeitura encontra-se com baixo poder de investimentos, sendo incapaz de promover ações geradoras de emprego , deixando a economia desaquecida e degradando a qualidade dos serviços públicos.

A indignação perante esse quadro aumenta quando analisamos os indicadores de Foz do Iguaçu em comparação com as cidades irmãs de Cascavel, Toledo e Maringá, locais em que a economia vem trazendo crescentes elevações do padrão de vida e excelentes perspectivas de futuro. Essas cidades e também todo o oeste do Paraná crescem mais do que a média do Brasil e acabam vivendo situações de pleno emprego mesmo em um país que passa por crise. Foz do Iguaçu deu as costas para o desenvolvimento econômico do oeste do Paraná e hoje não desfruta da mesma qualidade de vida dessas localidades.

Preocupados com tal situação, formamos uma equipe multidisciplinar focada na busca pelo desenvolvimento econômico e social de nossa cidade. Estudamos a realidade da força produtiva iguaçuense , a composição de receitas e dos gastos municipais. Visitamos também os municípios vizinhos e constatamos in loco a diferença da realidade econômica observada em sua pujança comercial, na diversidade de serviços, na geração de empregos e na qualidade dos serviços públicos.

Após esse estudo, constata-se que a má gestão dos recursos públicos em Foz do Iguaçu impacta significativamente nos serviços oferecidos à população.

Observa-se ainda que a situação geopolítica de Foz do Iguaçu apresenta um imenso potencial inexplorado e que, com uma boa gestão pública e principalmente com vontade política, é viável alavancar o desenvolvimento e superar essa condição mas, para isso, precisamos compreender a situação atual, principal objetivo desse diagnóstico e, com coragem, enfrentar os desafios da mudança.

Acesse o Diagnóstico Completo